quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Icones WC II


No seguimento do projecto 03, foi proposta a criação de novas maneiras de distinguir o feminino e o masculino sem usar formas anatómicas.
 
A minha proposta foi a utilização de um elemento básico, a cor. Desde há muito tempo que associamos o homem os tons cromáticos de azuis, e a mulher de rosas. Então utilizando estas duas cores através de vários tons comecei a trabalhar a proposta. O elemento luminoso presente no trabalho serve para dar funcionalidade ao padrão. Em ambientes diferentes, podemos utilizar o trabalho de maneiras diferentes, através de paredes com as cores, através de lâmpadas e candeeiros e utilizando só o cubo também podemos identificar o feminino e o masculino sem ter de recorrer ao corpo humano.

Icones WC I

A proposta 03 consistiu na criação de dois tipos de ícones de casa de banho, cada conjunto teria de abranger um ícone masculino, um ícone feminino e um ícone para deficientes. Esta proposta tinha dois objectivos, a criação de um conjunto de ícones universais, e um outro a criação de ícones para um sítio à nossa escolha. 



ICONE UNIVERSAL

Esta primeiro icone é universal, da esquerda para a direita o primeiro ícone simboliza o Homem, o segundo a Mulher e o terceiro Deficientes. Utilizando o mesmo traçado criei 3 ícones.



ICONE PARA LOCAL ESCOLHIDO
Este segundo icone foi criado para uma casa de banho pública na famosa rua de costureiros Faubourg Saint-Honoré, em Paris. Da esquerda para a direita, primeiro encontra-se o ícone masculino, depois o ícone feminino e por fim o ícone para deficientes. Utilizei a tesoura para criar este conjunto, se se reparar juntando o ícone masculino e feminino forma-se uma tesoura. No ícone para deficientes as partes cortantes da tesoura formam uma cadeira, lembrando uma cadeira de rodas.

Nestes dois conjuntos tentei ser o mais simples possível. Estes dois símbolos são simples, percebe-se com muita facilidade a distinção do feminino e do masculino, e para quem é observador terá em que reparar, como no caso do segundo símbolo que forma uma tesoura.

Exercício

Este exercício foi feito para que nós, os alunos, conseguissemos ser o mais objectivos possíveis ao representar uma palavra em breves segundos.
Lendo da esquerda para a direita, os simbolos representam:
  • Sol
  • Lua
  • Positivo
  • Japão
  • Mota
  • Terra
  • Homem
  • Mulher
  • Casa de Banho
  • Cão
  • Aberto
  • Fechado
  • Ecologico
  • Fugir
  • Diabetes
  • Deficiente

Recortes do "Público"

Neste segundo projecto foi-nos pedido que trouxessemos o jornal "Público" do dia 6 de Outubro, para o analisarmos e criarmos diferentes maneiras de retratar o egoísmo, a crise económico-internacional e uma sátira. Estes retratos têm o formato 20/20cm e contém somente recortes deste jornal do dia 6.


Egoísmo
Esta primeira imagem retrata o egoísmo. Hoje em dia ouvimos muitas vezes na televisão, por exemplo, as mensagens de esperança que dizem como tudo " irá melhorar" ouvimo-las da boca dos nossos políticos que, em vez de avisar e preparar as pessoas, nestes últimos anos só temos ouvido mensagens de esperança, e não avisos e ajudas para as pessoas conseguirem estar melhor preparadas para os tempos que correm.



Crise Internacional
Para a crise internacional, recortei todas as categorias existentes no jornal Público e colei-as ao contrário para dar ideia que estão "a cair", pois, nos dias que decorrem todos os assuntos parecem estar em crise. Daí o meu "Aviso Público".



Sátira
A minha sátira consiste no que realmente significa paz para as pessoas hoje em dia. "De que paz se anda a falar por estes dias?" de Guerras? Crimes? Leis? Justiça?

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Auto-Caracterização




Este primeiro projecto teve como objectivo a representação de uma característica física forte de cada aluno, para identificar cada elemento da turma recorrendo à observação do trabalho ajudando, principalmente, o professor a relembrar-se dos nomes.
O trabalho tinha que existir num formato A3 recorrendo a materiais à escolha do aluno, contendo, obrigatoriamente, o nome de cada um.