segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Sátira


Neste último projecto do primeiro semestre foi-nos pedido que fizéssemos uma Sátira criticando um assunto à escolha de cada um.
No meu projecto resolvi criticar o Processo de Bolonha implantado em toda a Europa em muitos cursos universitários. Com a introdução do Processo de Bolonha os cursos que aderiram ao programa ficaram muito curtos, e houve um processo de aceleração no ensino universitário.
Para elaborar a minha Sátira recorri à marca de fast-food, Mc Donald's, e através do seu produto “Happy Meal” realizei o meu projecto.

EMBALAGEM

A embalagem, está forrada com as duas cores características da Mc Donald’s, amarelo e vermelho. Na face principal destaca-se o símbolo da marca formando desta vez um B de Bolonha, e o slogan “fast- formação” com analogia a fast-food.
Ao lado, devido ao processo de aceleração, está a frase "I'm speedin’ it” que nos remete à frase “I'm lovin it” da marca.
Numa outra face está um espelho de estudantes. este espelho serve para os estudantes se olharem e virem “o palhaço”( neste caso o Ronald) que são por aderirem ao processo. E por fim numa outra face, diz que dentro do pacote se encontra um brinde.


Dentro da embalagem encontram-se três coisas. O pacote de batatas fritas da Mc donald’s contendo “charros”, devido às drogas que se passam na faculdade, e ao facto de ser difícil fazer os cursos em tão pouco tempo e serem levados para a má vida devido à pressão.Depois uma caixa de hambúrguer transformada num mealheiro. Na Mc Donald's existe uma promoção chamada “euro poupança” e daí o mielheiro, porque como afirma na caixa vamos ter mais brindes como este.
Neste caso o brinde é uma placa oferecida com o nome de quem tem a embalagem que diz “DESEMPREGADO DO ANO” porque como não é novidade para ninguém as hipóteses de emprego estão cada vez mais escassas.



Sem comentários: